sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Na noite desta quarta-feira ( 23 ), foi finalizada a última Oficina Literária dos Ejas noturno sobre a obra " O Guarani " de José de Alencar que será apresentada em novembro na II Flic ( Feira Literária de Craíbas )



Na noite desta quarta-feira (23/10), foi finalizado a última Oficina literária! Foi um momento maravilhoso. Nossos alunos deram show sobre a obra trabalhada "O Guarani ". 


O Guarani é um romance histórico escrito por José de Alencar, desenvolvido em principio em folhetim.


E em 22 de novembro acontecerá a II Flic ( Feira Literária de Craíbas ), onde os discentes apresentaram várias obras, entre elas : O Guarani.
Incentivando assim a prática de leitura e escrita.


Todo o trabalho de cordenação e supervisão foram trabalhados pelo professor da língua portuguesa Renildo Clarindo e com total apoio da cordenadora pedagógica Edvânia Farias e demais professores que fazem parte do quadro docente noturno dos Ejas.



Slides da oficina


Edição e divulgação : Professor Roberto do Imposto de Renda  ( Geografia )



Escola promove aulas diferenciadas como preparativo para o SAEB 2019 com professores de língua portuguesa enfatizando os principais gêneros textuais.


Na manhã desta sexta-feira ( 25), os docentes de língua portuguesa vespertino promoveram aulas diferenciadas e específicas como preparatório para o SAEB ( Sistema de Avaliação do Ensino Básico 2019 ), pelo qual os alunos matriculados do 9o ano irão fazer esta  avaliação nacional no próximo dia 29 de outubro ( terça-feira ). 


As professoras da língua portuguesa Jaciele e Maria de Jesus fizeram diversas aulas dinâmicas frisando todos os gêneros textuais entre outros.


Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. Os diferentes gêneros textuais se adequam ao uso que se faz deles.


Edição e divulgação : Professor Roberto do Imposto de Renda  ( Geografia )



Na noite desta quinta-feira (24), Escola Pedro Ramos Francisco homenageou todos os docentes noturno dos ( Ejas ) em menção ao dia dos professores e dos funcionários públicos


Aconteceu nas dependências do Pátio da Escola Pedro Ramos Francisco uma singela e organizada homenagem aos docentes do horário noturno ( Professores e funcionários  Ejas ). Onde os alunos prestigiaram com mensagens, frases e versos deleitados por uma enorme emoção pelos professores ali presentes.


A cordenadora noturna Edvânia Farias juntamente com toda a equipe diretiva  não mediram esforços juntamente com os discentes   objetivando assim, em fazer uma festa pelo qual todos os docentes ficaram emocionados e gratificados.

Slides Fotos de todo o evento


Edição e divulgação : Professor Roberto do Imposto de Renda  ( Geografia )



domingo, 20 de outubro de 2019

Sinteal Regional Agreste convida a todos os professores para uma Assembleia Geral pelo qual será pautado diferença percentual de reajuste e retroativo ano base 2019 da Rede Municipal da Educação de Craíbas


A Direção Regional Agreste do Sinteal ( Sindicato do Professores ) convidam a todos que fazem a educação de Craíbas para uma grande assembleia que será realizada nesta terça-feira a partir das 10 horas da manhã na unidade escolar Ana Carolina. Onde será pautado a diferença de reajuste e retroativo 2019.

Fonte: Sinteal Regional Agreste

sábado, 19 de outubro de 2019

Aconteceu na manhã deste sábado ( 19 ) no Planetário de Arapiraca, Aulão preparatório para o Saeb ( Sistema de Avaliação do Ensino Básico ) para os alunos da Escola Pedro Ramos Francisco.


SEMED Craíbas - Prova Saeb 2019
3° dia de maratona de aulões. Tem que respeitar a educação de Craíbas

Aconteceu  no planetário de Arapiraca na manhã deste sábado ( 19 ), aulão preparatório para o Saeb ( Sistema de Avaliação do Ensino Básico ) para os alunos da Escola Pedro Ramos Francisco. Onde na oportunidade os alunos matriculados  no 5o ano e 9o anos tiveram presentes acompanhados por seus mestres lotadas na instituição de ensino.


Este aulão visa preparar todo o quadro discente para aferir a qualidade de ensino nos municipios brasileiros definidos pela novo sistema de ensino. Propondo assim novas politicas modeladoras no ensino aprendizagem pós resultados desses coeficientes.


A prefeitura de Craíbas, através da secretaria municipal de educação promoveu diversas ações no último sábado para os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental das escolas participantes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB.
O dia “D-iversão” contou com aulão de Português e Matemática no Planetário, atividades esportivas em uma chácara no povoado Santa Rosa, almoço e muita descontração.

As ações organizadas pela secretária de educação Alba Jane, juntamente com sua equipe técnica incluindo a coordenadora geral pedagógica Valdenise Alves, contou a presença do prefeito Ediel Leite e com a participação direta dos professores de Matemática Paulo Ricardo e Josival Pereira; e de Português Adelson Gama e Rosineia Damaceno.











Edição e divulgação : Professor Roberto do Imposto de Renda  ( Geografia )



sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Professores da Escola do Distrito de Folha Miúda recebem homenagem de seus alunos alusivos ao dia do professor em tapete vermelho


Aconteceu na manhã desta sexta-feira ( 18 ), uma linda homenagem a todos os docentes da Escola Pedro Ramos Francisco do Distrito de Folha Miúda. O fato ocorreu no Pátio da própria escola onde os discentes entoaram cantos e frases carregados de cartazes de carinho aos professores da instituição.















Edição e divulgação : Professor Roberto do Imposto de Renda  ( Geografia )


Neste sábado 19, alunos da Escola Pedro Ramos Francisco do Distrito de Folha Miúda participaram do Dia Diversão SAEB ( Preparação AULÃO ) Planetário Arapiraca


Edição e divulgação : Professor Roberto do Imposto de Renda  ( Geografia )


terça-feira, 15 de outubro de 2019

Homenagem especial do Folha Miúda Noticias e Fatos a todos os professores de Craíbas e aos mestres da Escola do Distrito de Folha Miúda Pedro Ramos Francisco

Ser professor é muito mais que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar e corrigir provas.

Ser professor é uma profissão que exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, mais ainda, que requer compromisso e comprometimento.
Mas quando se é professor… ah, isso não é nada!
O profissional da educação sabe que seu objetivo maior é ensinar, compreende que o caminho para isso é muito mais complexo, não exige apenas seu desenvolvimento cognitivo, mas sim de suas habilidades socioemocionais que possibilitarão uma atuação mais efetiva e próxima.

Conduzir, acompanhar…

Ser professor é compartilhar conhecimento, propagar informação, fazer o outro crescer, mostrar caminhos, dar as mãos, e para isso tudo é necessário criar vínculos, se aproximar e compreender o outro, o que exige amor!
Todo professor deve se orgulhar do vínculo que cria com seus alunos e do comprometimento com sua missão. É necessário estabelecer uma parceria na qual ambos aprendam e cresçam.
O professor sabe que é fundamental conduzir seus alunos, mas, acima de tudo, respeitar o tempo de cada um, compreendendo que ao desenvolvimento humano é constante e contínuo e cada um tem seu ritmo.
Sabe enfrentar os seus e os obstáculos do outro, ajudando-o no que for possível a superar suas perdas e frustrações.
Doa-se sem esperar o retorno, pois reconhece que proteger a emoção é essencial para nutrir as relações saudáveis.

Ter o olhar no outro…

Não importa se é um professor da Educação Infantil, do Fundamental ou do Ensino Médio, qualquer um deles sabe que é preciso conhecer e reconhecer o contexto de cada aluno, suas necessidades e seu repertório de vida.
Sabe que é preciso se despir das suas crenças e se libertar de qualquer choque, seja cultural, geracional ou social para conseguir compreender o processo de aprendizagem e assim compartilhar seus conhecimentos.
Despir-se de suas crenças também envolve lidar de forma natural com as dificuldades dos alunos, sabendo que é essencial despertar a curiosidade, permitir que duvidem, que critiquem que questionem para que se tornem sujeitos autônomos.

Planta sua semente…

O professor tem medo de errar, sim, mas esse medo nunca o paralisa. Ele vai e faz, e assim, superando cada obstáculo (e não são poucos!) e encarando os riscos, pois não há risco maior que o de não cumprir a sua missão.
Ele planta a semente e cultiva seu crescimento a cada dia, e nutre a cada minuto mesmo sem saber quais serão os frutos.
Ser professor é manter-se, apesar das dificuldades, apaixonado por sua profissão, pelo seu trabalho e orgulhoso de sua dedicação!
A Escola da Inteligência compreende que ser professor é isso e muito mais, assim o agradece por ser esse poeta da educação, por investir e acreditar no ser humano, por desejar fazer a diferença no palco da existência e por auxiliar na construção de um presente e futuro mais saudável e próspero.
Parabenizamos e reverenciamos seu importante trabalho e suas conquistas diárias!
Feliz dia do professor , neste dia 15 de outubro de 2019

Edição e divulgação : Professor Roberto do Imposto de Renda  ( Geografia )


terça-feira, 8 de outubro de 2019

A Aluna Maria Carolina Leite Santos 9º ano B ( turno Vespertino )da Escola Pedro Ramos Francisco do Distrito de Folha Miúda tem redação classificada em Olimpíada de Língua Portuguesa sob a orientação da professora Maria de Jesus (Ilza)


A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país.



A aluna do 9º ano b da Escola Pedro Ramos Francisco do Distrito de Folha Miúda  da  Rede Municipal de Ensino de Craíbas, Maria Carolina Leite Santos, teve sua redação classificada na Olimpíada de Língua Portuguesa. O título da redação de Maria Carolina  foi “Mentiras do meu irmão”.


A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.


O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. A Escola Pedro Ramos Francisco , através de toda a sua equipe docente, parabeniza a aluna pela brilhante classificação.

Rascunho da Crônica:



Edição e divulgação : Professor Roberto do Imposto de Renda  ( Geografia )


Imposto fora de época ! Esqueceu de pagar suas DARF`S ! Quer NEGOCIAR parcelando seus débitos com a RECEITA FEDERAL ???




A Aluna Maria Carolina Leite Santos 9º ano B ( turno Vespertino )da Escola Pedro Ramos Francisco do Distrito de Folha Miúda tem redação classificada em Olimpíada de Língua Portuguesa sob a orientação da professora Maria de Jesus (Ilza)