domingo, 30 de junho de 2019

Prefeito Ediel Leite prestigia o encerramento das festividades do Padroeiro do Distrito de Folha Miúda São Pedro neste sábado (29)

Focado no lazer e diversão dos munícipes Craibenses, o Prefeito Municipal da cidade de Craíbas Ediel Leite libera o Parque de diversão instalado na Comunidade do Distrito de Folha Miúda nas festividades do padroeiro local São Pedro  que foi contagiado com muita emoção da criançada Folhamiudense.



A Festa de São Pedro e São Paulo, também chamada de Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, é uma festa cristã em honra ao martírio em Roma dos apóstolos São Pedro e São Paulo, que é observada em 29 de junho ou no domingo seguinte

Festas Juninas
Os portugueses trouxeram para o Brasil na época da colonização muitas características da cultura européia, como as festas juninas, consideradas festas dos santos populares. O surgimento dessas comemorações no Brasil ocorreu no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, onde os homens do campo agradeciam as boas safras. As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas nas safras de milho, arroz e outros cereais. Com estes cereais eram desenvolvidas várias receitas: arroz doce, bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjicada, entre outros. Essas festividades aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João. Eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas purificando-as para a vinda de Jesus. Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.
Aos poucos as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território brasileiro, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem intensas, com a duração de um mês, onde são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus estados, aumentando as rendas da região.

Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como são realizadas em um mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade. Na época que a festa começou a fazer parte do calendário no Brasil, sofreu várias influências culturais dos portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Todos estes aspectos com o passar do tempo, se misturaram às diversidades culturais dos brasileiros, sofrendo influências nas diversas regiões do país, onde cada lugar tem sua organização diferenciada.
Informe : Prof. Roberto do Imposto de Renda

Pendências fiscais, Impostos de Renda fora do prazo, negociação com parcelamentos, darf´s vencidas. Entre em contato com o prof. Roberto 82 9 9654 3341. WhatsApp.



Nenhum comentário:

Postar um comentário